[Texto de Discussão v.1, n.5] Maior disseminação de REDs: sugestões para mitigar impactos tarifários e orientações para uma nova política energética

Tempo para leitura: < 1 minuto

A IEI Brasil apresenta o 5º número do volume 1 da série Textos de Discussão sobre Energia, intitulado “Maior disseminação de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs): sugestões para mitigar impactos tarifários e orientações para uma nova política energética”.

Neste texto são apresentadas algumas sugestões para mitigar os impactos tarifários para maior disseminação da geração distribuída e para o uso eficiente de energia junto ao consumidor final.

A análise desenvolvida mostrou três grandes áreas onde mudanças devem ocorrer de maneira substancial para que seja possível obter maior benefício da disseminação das modernas tecnologias tanto de geração distribuída de energia como de tecnologias eficientes de uso final de eletricidade: avanço em políticas públicas na área de energia, reformas regulatórias e desenvolvimento tecnológico e de mercado. Essas três áreas estão fortemente relacionadas.

Inicialmente, este TD apresenta os contextos internacional e nacional que já demonstram as mudanças em curso provocadas pela importância dos avanços das tecnologias de GD e demais recursos distribuídos. Nas seções seguintes são feitas considerações sobre as principais recomendações para o Brasil nas áreas de políticas públicas, regulação e desenvolvimento tecnológico.

Este trabalho complementa as análises realizadas nos quatro textos de discussão anteriores, que foram produzidos no âmbito do projeto intitulado “Geração Distribuída, Eficiência Energética e o Consumidor Final: Propostas para a Realidade Brasileira”.

Faça o download gratuito do texto, abaixo:

No Comments

Post A Comment