Livros - IEI - International Energy Initiative - Brasil
18263
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-18263,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive
 

Livros

Geração distribuída e eficiência energética – reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro

Como produzir a própria eletricidade e economizar energia elétrica podem afetar o valor da tarifa? Neste livro, o consumidor de eletricidade brasileiro encontra informações sobre como os avanços na geração de eletricidade na própria residência ou no local de trabalho (geração distribuída), a partir de fontes renováveis, e da eficiência energética poderão impactar a tarifa de energia. Com o objetivo de compreender esse fenômeno, são apresentados, além de conceitos-chave e aspectos gerais sobre a geração distribuída e a eficiência energética, o funcionamento do setor elétrico brasileiro e a formação tarifária no país. Para aproveitar os benefícios que essas tecnologias podem trazer para a sociedade, mudanças são necessárias nos modelos de negócio, no mercado de energia e na regulação do setor, temas também abordados neste livro, que traz, ainda, experiências de outros países como possibilidades para o cenário brasileiro.

Planejamento integrado de recursos energéticos: oferta, demanda e suas interfaces

A IEI Brasil apresenta a segunda edição do livro “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos”, escrito originalmente pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, diretor da IEI Brasil, e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment. A nova edição, que contém atualização de termos, conceitos e bibliografias, ganhou o título de “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces”. Essa nova versão foi disponibilizada de forma fracionada no site da IEI Brasil, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão estava em andamento. Essa medida objetivou que estudantes, pesquisadores e demais interessados na área tivessem acesso ao conteúdo, composto também por apêndices, exercícios práticos e suas respostas. Os quatro capítulos que compõem a obra agora estão consolidados neste livro digital. A primeira versão da obra foi publicada há 20 anos, em inglês, sob o título “Tools and Methods for Integrated Resource Planning”. Em 1997, uma versão impressa em português foi elaborada por Jannuzzi e Swisher, com o apoio do Procel e do PNUD, porém se encontra esgotada.