Pessoas - IEI - International Energy Initiative - Brasil
15508
page-template-default,page,page-id-15508,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Pessoas

 

 

ASSOCIADOS

Ana Christina Romano MascarenhasAna Christina Romano Mascarenhas

É graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Graduação em Geração Solar Fotovoltaica pela Unijorge e mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador. Atualmente é Gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia. Tem experiência na área de Eficiência Energética e energia renovável, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética nas edificações, na educação , redução do consumo no lado da demanda, conforto ambiental na arquitetura, projetos de eficiência energética para baixa renda e geração solar fotovoltaica

ana_lucia_rodrigues_da_silva_lattes-editado-okAna Lúcia Rodrigues da Silva 

É graduada em física pela UNESP, Mestre e Doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, onde também realizou seu Pós-Doutorado. Pós-doutorada também na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde atuou como docente. É professora titular doutora da FIAP, onde leciona nos cursos de MBA. É professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário SENAC. Sócia da empresa Sinerconsult – Consultoria, Treinamento e Participações LTDA, onde realiza trabalhos de consultoria nos lados da oferta e demanda de energia, coordenação e participação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no setor elétrico brasileiro. Tem experiência nas áreas de energia, planejamento e marketing. Autora dos livros Monografia Fácil (DVS Editora, 2004), Marketing Energético (SYNERGIA Editora, 2009), Energetic Marketing (Alemanha, VDM VERLAG, 2010) e Comportamento do Grande Consumidor de Energia Elétrica (IGD, 2011).

André Tosi FurtadoAndré Tosi Furtado 

É doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Atua na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica. Tem experiência nos seguintes temas: Avaliação de Grandes Programas Tecnológicos, Indústria do Petróleo, Economia da Inovação, Política Científica e Tecnológica, Capacitação Tecnológica, Fornecedores da Indústria de Petróleo, Avaliação de P&D, Inovação Tecnológica e Petróleo.

Gilberto-De-Martino-JannuzziGilberto De Martino Jannuzzi, associado sênior

É Doutor em Energy Studies pela University of Cambridge, Reino Unido, tem Bacharelado em Matemática pela Unicamp. É professor titular em Sistemas Energéticos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e Pesquisador 1 D do CNPq. Realizou estudos de pós-doutorado e estadias de ensino e pesquisa na Universidade da Califórnia-Berkeley, Lawrence Berkeley NATIONAL Laboratory, École de Mines-Nantes, Universidad de Zaragoza, entre outros. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Planejamento Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento, políticas para desenvolvimento de C&T em energia, planejamento energético, mudanças climáticas e energia renovável. É membro da Coordenação do Programa de Mudanças Climáticas Globais da FAPESP e coordenador científico da Rede de Líderes Regionais de Fontes Renováveis e Eficiência Energética.

José Antônio Perrella Balestieri-EDITADO-OKOKOKJosé Antônio Perrella Balestieri

É Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Itajubá, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNESP. Tem doutorado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e livre-docência em Máquinas Térmicas pela UNESP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, estágio no Centre of Applied Research – Sustainable Energy Technology (zafh.net), em Stuttgart e no Grupo de Máquinas y Motores Térmicos, Depto. de Ingeniería Mecánica da Universidad de Zaragoza. É Professor Titular do Departamento de Energia da UNESP, no Campus de Guaratinguetá e coordena projeto de colaboração internacional entre a UNESP e as Universidades de Birmingham, Northampton e Leicester no tema “alimentos/energia/água”. Atua na área de Engenharia de Energia em Planejamento Energético, nos temas: cogeração, uso racional de energia e água, otimização de sistemas energéticos, análise termoeconômica.

Luiz Augusto Horta NogueiraLuiz Augusto Horta Nogueira

É graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Unesp, mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Tem especialização em Economia da Energia pela Fundación Bariloche e doutorado pela Unicamp. Foi Cientista Visitante na FAO, em Roma, e Diretor Técnico da Agência Nacional do Petróleo. Em 2015 aposentou-se como professor titular do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá e atualmente é consultor de agências das Nações Unidas (FAO, CEPAL, PNUD) em temas energéticos. Atua em estudos técnicos, econômicos e ambientais de sistemas energéticos, principalmente relacionados à cogeração, bioenergia (etanol, biodiesel e bioeletricidade) e eficiência energética nos usos finais.

Ricardo_Ruther_highres_OK_OK-EDITADARicardo Rüther

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS e doutor em Electrical and Electronic Engineering – The University of Western Australia (UWA). Tem pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (Fraunhofer ISE-1996) e na The University of Western Australia (UWA-2011). É coordenador do Laboratório Fotovoltaica/UFSC. É Diretor Técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (IDEAL). Foi fundador e primeiro presidente da ISES do Brasil (Seção Brasileira da International Solar Energy Society). Faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Amazônia (INCT-EREEA).

roberto-zille-QUADRADA
Roberto Zilles 

Doutor em Engenharia de Telecomunicações na especialidade Sistemas Fotovoltaicos pela Universidad Politécnica de Madrid, professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, IEE-USP. Membro do Editorial Board da Revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications e Chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE-USP. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas fotovoltaicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas fotovoltaicos, eletrificação rural, sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento, geração distribuída e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

CONSELHO CONSULTIVO

GLYCON-okokGlycon Garcia Júnior

É diretor executivo do Procobre Brasil e líder regional do Programa de Energia Sustentável para América Latina da ICA (International Copper Association). Engenheiro de formação, possui MBA em Administração e Gerenciamento de negócios pela Business School São Paulo e Universidade de Toronto.

jose_roberto_moreira_2_iisdJosé Roberto Moreira

É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, especialista em física nuclear pela Universidade de Saskatchewan, do Canadá e doutor em Física pela Universidade de São Paulo. Foi secretário de energia do Ministério de Minas e Energia, criador e presidente do Programa Nacional de Conservação de Energia (PROCEL) e presidente do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Referência em Biomassa/ IEE-USP. Professor colaborador da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Roberto Isao Kishinami_ics-EDITADO_OKRoberto Isao Kishinami

Mestre em Física pela USP, especializado nos últimos quinze anos em Energia e Mudanças Climáticas. Seus clientes em consultoria nessas áreas são empresas de energia, instituições financeiras e associações setoriais, entre outras. Seu assessoramento focaliza os investimentos dentro de planejamento para inserção estratégica em mercados globalizados, com os critérios de baixo carbono e impacto ambiental como fatores competitivos. É membro do conselho internacional da Action Aid e foi diretor do Greenpeace no Brasil de 1994 a 2001. Atualmente é Coordenador de Portfólio de Energia Elétrica do Instituto Clima e Sociedade.

CONSELHO FISCAL

Carla Kazue Nakao Cavaliero - OKOK-EDITADACarla Kazue Nakao Cavaliero

É docente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Atua na área de energia através da especialização em fontes renováveis alternativas, como biomassa, energia solar fotovoltaica, energia eólica e etc., nos seus diversos aspectos (energéticos, tecnológicos, econômicos, regulatórios e socioambientais). O foco maior está nas questões envolvendo a sustentabilidade da produção e uso de biocombustíveis, analisada através da Avaliação do Ciclo de Vida, bem como da produção e uso de hidrogênio visando a sua aplicação veicular e a geração distribuída de energia.

Carlos Alberto Fróes LimaCarlos Alberto Fróes Lima

É CEO da empresa KNBS Telecomunicações e Informática Ltda. e consultor. É Doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e MBA pela FGV. Tem experiência nas áreas de Planejamento de Negócios e Soluções com ênfase em Planejamento Energético, Telecomunicações e Engenharia da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: smart grid, gerência integrada de redes e serviços (elétrica e telecomunicações), IoT, tecnologias de comunicação, analíticos sobre bases de informação e big data, gestão do conhecimento e integração de soluções voltadas a inovação e sustentabilidade.

Paulo_Henrique_De_Mello_Santana2Paulo Henrique de Mello Sant’Ana

É Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) na área de Planejamento energético, ministrando aulas na graduação em Engenharia da Energia e no programa de pós-graduação em Energia da UFABC. Realizou pós-doutorado na West Virgínia University e é colaborador do Regional Research Institute (WVU). É revisor dos periódicos Renewable and Sustainable Energy Reviews, Energy for Sustainable Development e da Revista Brasileira de Energia. Atua como pesquisador colaborador do Nucleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp.

EQUIPE IEI BRASIL

Rodolfo-EDITADARodolfo Dourado Maia Gomes, diretor executivo

Trabalhou como consultor para a Sweco Groner e KanEnergi (Oslo, Noruega), representando a International Energy Initiative. É graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos, ambos pela Unicamp. Tem experiência na área de política energética, fontes renováveis de energia, eficiência energética, medição e verificação, e impactos ambientais na produção e uso de etanol combustível. Também tem experiência na área de Política Científica e Tecnológica, com ênfase no setor elétrico brasileiro. Na área de Engenharia Mecânica, ênfase em Aproveitamento da Energia e refrigeração por adsorção.

Cristiane Bergamini, jornalista. Gestão de projetos e organização de eventos

Jornalista com Mestrado e Doutorado pela Unicamp, em Planejamento de Sistemas Energéticos, e especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor/Unicamp. Atua há mais de 15 anos na divulgação e gestão de projetos e organização de eventos científicos da área de energia e meio ambiente.

izana_QUADRADAIzana Nadir Ribeiro Vilela, pesquisadora

Possui doutorado pelo Programa de Planejamento de Sistemas Energéticos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pesquisa que abordou os aspectos econômicos, regulatórios e sociais da fotovoltaica no Brasil. Também possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduação em Engenharia de Energia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Trabalha com geração distribuída de energia, modelos de negócio para a difusão de recursos distribuídos de energia, eficiência energética e fontes alternativas de energia.

gabrielle-adaboGabrielle Adabo, jornalista e pesquisadora

Mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Jornalismo Científico, ambos pelo Labjor da Unicamp. Possui graduação em Sociologia, Antropologia e licenciatura em Ciências Sociais pela Unicamp. Também é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC – Campinas. Atuou como jornalista em jornais diários, revistas e assessorias de imprensa, na cobertura de diversas editorias.

SARAH-QUADRADASarah Schmidt, jornalista 

Mestra em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor/Unicamp.  Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas. Foi bolsista de jornalismo científico Mídia e Ciência (FAPESP) e da Ford Foundation, quando atou na área de comunicação digital da Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (Lavits). Foi repórter das revistas de jornalismo científico ComCiência e Ciência & Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), jornal Correio Popular e no Portal Terra. É jornalista freelancer na Revista Pesquisa Fapesp e na Inova – Agência de Inovação da Unicamp.