Quadrinhos: Super EE e sua turma

A Super EE – Super Eficiência Energética – é a heroína do IEI Brasil que luta contra os vilões do desperdício. Ela aparece, desde 2019, nos quadrinhos produzidos pelo IEI Brasil com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). A seguir você confere todas as séries de quadrinhos já publicadas pelo IEI Brasil com a Super EE e sua turma.

A TURMA DA SUPER EE EM: MÚSICA NA LAVANDERIA

Esta série de tirinhas da Super EE traz dicas de eficiência energética cantadas pelos aparelhos da lavanderia. Conheça a dupla Dilavar e Dipassar e os amigos que chegam para cantar também.

CAPA
aulas_etiqueta_capa1 (1)

A TURMA DA SUPER EE EM: AULAS DE ETIQUETA

A Super EE dá aulas sobre as novas etiquetas do Inmetro para os refrigeradores, resultado da revisão do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) realizada em 2021 para esses aparelhos. A turma é composta pelas geladeiras Gelade-Rita e Geladerana, pelo freezer Frizé e pelo frigobar Frigobardson.

A TURMA DA SUPER EE EM: ESQUADRILHA DO ESTILO

A geladeira Gelade-Rita está com sérios problemas de eficiência energética que estão comprometendo, inclusive, o seu visual. Sua amiga Geladerana a denuncia para a Esquadrilha do Estilo e a Super EE aparece para fazer uma transformação.

capa_tira1_esquadrilha
PARTE_4-05

SUPER EE AJUDA O VELOCIRAPTOR DE PÓ

Nesta aventura, a Super EE atende ao chamado para ajudar o aspirador Velociraptor de Pó, que se transformou em um monstro imenso de tanto aspirar descontroladamente em alta velocidade. A nossa heroína terá bastante trabalho para solucionar esse problema de grandes dimensões.

SUPER EE CONTRA O FANTASMA DO APAGÃO E SEU FIEL ESCUDEIRO BANDEIRA VERMELHA

A Super EE trava uma batalha épica contra o vilão Fantasma do Apagão e seu fiel escudeiro Bandeira Vermelha durante a crise hídrica e a alta na conta de energia vividas pelos brasileiros em 2021.

Q1
02

SUPER EE CONTRA A RAINHA INCANDESCÊNCIA E SEUS LÚMENS

Nesta série de quadrinhos, a Super EE tem sua noite de folga interrompida por uma gangue de pequenas lâmpadas de Natal. Nossa heroína tem que enfrentar uma vilã bem esquentadinha e seus ajudantes para combater o desperdício de energia.

ENERGIA NA CASA DA MÃE JOANA

Desenvolvida utilizando insights de economia comportamental, esta série de quadrinhos conta a saga uma família, composta pela mãe Joana e os adolescentes Júlia e Joca, e sua relação com a conta de luz.

01
Capa_tira9

A TURMA DA SUPER EE: ARES-CONDICIONADOS

Nesta série composta por quatro tirinhas, os aparelhos de ar condicionado aparecem como protagonistas (e antagonistas). Em duas delas, a heroína Super EE chega para acabar com alguns comportamentos nada eficientes.

SUPER EE E A GRANDE FAMÍLIA DO ARLINDO CONDICIONATO

A Super EE ajuda a Grande Família do Arlindo Condicionato com dicas de eficiência energética ligadas à compra, instalação e uso dos aparelhos de ar condicionado (uma missão nada fácil, pois o Arlindo está sempre tentando economizar da pior maneira…).

arlindo_condicionato_capa3
Sketches 2

ESPECIAL BLACK FRIDAY

Tirinha criada para conscientizar os consumidores durante a Black Friday sobre a eficiência dos condicionadores de ar à venda (e que conta com a primeira aparição de uma personagem especial).

A TURMA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM: CHOQUE DE GERAÇÕES

Por meio de uma família, composta por diferentes gerações, esta tirinha mostra a evolução das lâmpadas: das incandescentes para as fluorescentes e, então, para as de LED, mais eficientes.

Vô Incandescêncio
quadro1

SUPER EE: O ÍNICIO

A Super Eficiência Energética – Super EE – surgiu em 2019 com a publicação da primeira tirinha, no Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Aqui você confere essa primeira aparição quadro a quadro.