SUPER EE CONTRA A RAINHA INCANDESCÊNCIA E SEUS LÚMENS: PARTE 5

SUPER EE CONTRA A RAINHA INCANDESCÊNCIA E SEUS LÚMENS: PARTE 5

Tempo para leitura: < 1 minuto

A história da Super EE contra a Rainha Incandescência e seus Lúmens chega ao fim na quinta parte desta série de tirinhas. Depois de ser raptada por um cordão de lâmpadas incandescentes e conhecer a cabeça por trás do plano, a Super EE tem um ideia iluminada para escapar.

Veja a seguir como a nossa história termina:

Nesta tirinha, a Super EE explica a relação entre a potência da lâmpada e a “força” da luz e como podem surgir erros de interpretação ao se comparar a potência de lâmpadas de tipos diferentes (incandescente com LED, por exemplo).

Só é possível comparar a potência, medida em watts (W), entre lâmpadas parecidas (LED com LED, fluorescente com fluorescente e incandescente com incandescente) para escolher uma lâmpada com luz mais forte ou mais fraca. Saiba mais dicas sobre como escolher uma lâmpada aqui.

Para escapar, a Super EE tenta reduzir a tensão das lâmpadas. E com uma curiosidade: o mantra que ela ensina é composto pelo ohm, a unidade de medida da resistência elétrica.

A Super EE é a heroína do IEI Brasil que representa o uso racional da energia, a eficiência energética. Ela ganhou novos contornos nas mãos da artista Lorar (@superlorar) e seu assistente @woshielson. O roteiro foi criado em conjunto pela equipe do IEI Brasil: as jornalistas Cristiane Bergamini e Gabrielle Adabo e os pesquisadores Izana Vilela e Rodolfo Gomes (nosso diretor executivo). O projeto para desenvolver as tirinhas da Super EE conta com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Relembre aqui a Parte 1, a Parte 2 , a Parte 3 e a Parte 4 dessa história.

No Comments

Post A Comment