Transições energéticas nos países em desenvolvimento, por José Goldemberg

Tempo para leitura: 2 minutos

Apresentamos um novo Texto de Discussão sobre Energia, o “Energy transitions in the developing countries” (Transições energéticas nos países em desenvolvimento, em tradução livre), escrito pelo nosso fundador emérito, o cientista José Goldemberg.

Confira o resumo da publicação, em tradução livre:

“A estrutura do suprimento de energia do mundo mudou consideravelmente nos últimos dois séculos: a biomassa, a fonte dominante de energia até 1850, foi substituída sucessivamente pelo carvão, depois pelo petróleo e depois pelo gás natural. A energia nuclear e a hidroeletricidade tiveram um papel menor. As mudanças tecnológicas e as forças de mercado foram os motores dessa evolução. A transição mais recente para novas energias renováveis ​​(eólica e solar) foi impulsionada por políticas energéticas adotadas para abordar as conseqüências ambientais locais e globais do papel dominante dos combustíveis fósseis.

A expectativa aqui é que, sendo carbono neutro, essas energias gradualmente substituiriam os combustíveis fósseis. Estas são transições do lado da oferta e a maioria dos estudos existentes sobre transições energéticas é feita em escala global, usando dados agregados sobre o fornecimento de energia de países em diferentes estágios de desenvolvimento e padrões de consumo diversos. Não foi dada ênfase suficiente à transição que ocorreu no lado da demanda, que resultou em reduções consideráveis ​​da intensidade do uso de energia.

Nós nos concentramos no artigo sobre essa transição, uma vez que afeta diferentes países (e grupos de países) e tenta obter alguns insights sobre sua evolução futura. Discutimos também o papel da transferência de tecnologia e do ‘salto tecnológico’ como estratégia adotada pelos países em desenvolvimento no processo de desenvolvimento e a notável convergência das trajetórias energéticas que estão seguindo.”

O texto pode ser baixado gratuitamente, em inglês:

Conheça nossos outros Textos de Discussão aqui.

Saiba mais sobre a história de José Goldemberg na IEI Brasil neste link.

No Comments

Post A Comment