Super EE e a Grande Família do Arlindo Condicionato em: “apertação” de botões

Super EE e a Grande Família do Arlindo Condicionato em: “apertação” de botões

Tempo para leitura: 2 minutos

O que você faz quando o seu ar-condicionado quebra?

A) Passa calor e chora 

B) Chama a assistência técnica para consertar 

C) Chama a sua super-heroína preferida 

Na segunda tirinha da nossa série, a Super EE aparece novamente para ajudar a atrapalhada Família do Arlindo Condicionato. A lição é muito útil, não só para os membros da família dos quadrinhos, mas para todos os que já têm um ar-condicionado em casa. Você sabia que ele tem uma vida útil média de dez anos? Quando está na hora da merecida aposentadoria dele, é preciso substituí-lo por um equipamento mais moderno. Como todas as tecnologias, o ar-condicionado também fica obsoleto. Um modelo muito antigo de ar-condicionado precisará de muito mais eletricidade para funcionar em relação a um aparelho novo com tecnologias mais modernas e eficientes.

É preciso prestar atenção também à relação que existe entre o aquecimento global e o uso do aparelho de ar condicionado. Os condicionadores de ar têm em seu interior gases refrigerantes que podem causar aquecimento global se forem liberados no ambiente, seja por pequenos vazamentos ou descarte inadequado do aparelho. Por isso, é preciso contatar o fabricante do seu ar-condicionado para se informar sobre como descartá-lo corretamente ao substituí-lo por um novo. 

Preste atenção também à quantidade de energia elétrica que o aparelho consome. Quanto mais energia ele gastar, maior será a sua conta de energia elétrica e também a “conta” paga pelo meio ambiente, que repassa para a gente em ar poluído e mudanças climáticas extremas. Isso porque a energia que seu aparelho consome pode vir de fontes poluidoras, como as usinas termelétricas (aquelas que geram energia a partir da queima de materiais como o carvão e o gás natural), que também geram gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

Preste atenção às dicas da Super EE e evite cair numa fria (ou “numa quente”, no caso).

No Comments

Post A Comment