Super EE e a Grande Família do Arlindo Condicionato em: ar-condicionado no 15

Super EE e a Grande Família do Arlindo Condicionato em: ar-condicionado no 15

Tempo para leitura: 2 minutos

O IEI Brasil apresenta a nova série de tirinhas com a participação da nossa heroína, a Super Eficiência Energética (Super EE, para os mais íntimos). Neste verão de pandemia, calor descomunal e home office, estamos em casa e usando muito mais o ar-condicionado. A Super EE aparece nesta sequência de quadrinhos dando dicas (com seu jeito nada delicado) para uma família bem atrapalhada, a família do Sr. Arlindo Condicionato (conheça os membros da família na árvore genealógica a seguir).

A Super EE surgiu no IEI Brasil no dia 30 de janeiro, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, de 2019. Sua capa multicolorida é inspirada na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Conheça mais sobre a Super EE e o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos nesta postagem do nosso blog “Energia & Ambiente”.

A série de tirinhas da Super EE com a família do Arlindo Condicionato é um dos produtos de um projeto desenvolvido pelo IEI Brasil com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Ele faz parte do Projeto Kigali, uma iniciativa que envolve diversas organizações, do Brasil e internacionais, e que tem como um dos objetivos a aprovação da Emenda de Kigali para reduzir o uso de HFCs (hidrofluorcarbonetos) em aparelhos como o ar-condicionado. Os HFCs são gases usados como fluido refrigerante nos ares-condicionados e têm um alto potencial de aquecimento global. O Projeto Kigali também tem como objetivo orientar o consumidor sobre a escolha e o uso de aparelhos de ar-condicionado com maior eficiência energética. O projeto das tirinhas do IEI Brasil surgiu para contribuir com esse objetivo (pois, afinal, nada melhor que o humor para informar).

O desenho das tirinhas foi feito pelo associado sênior e ex-diretor executivo do IEI Brasil, Gilberto De Martino Jannuzzi. Também participou da revisão técnica e da criação dos roteiros o atual diretor executivo do IEI Brasil, Rodolfo Gomes. Os roteiros e a montagem das tirinhas ficaram com a jornalista Gabrielle Adabo (que aqui vos escreve). 

Nesta primeira tirinha da série, Cleiton, o filho, está com a namorada no sofá da sala, com o ar-condicionado ligado na temperatura 15°C (como diz a música de Wesley Safadão) e as janelas e portas todas abertas. A Super EE chega, então, para dar uma lição sobre eficiência energética: 

Não deixe de acompanhar nas próximas tirinhas a saga dessa família em busca do ar-condicionado perfeito e de um pouco de refresco!

No Comments

Post A Comment