Glossário

  • Camada de ozônio [ protocolo-de-montreal-e-emenda-de-kigali ]

    O ozônio (O₃) é um dos gases que compõem a atmosfera terrestre e cerca de 90% de suas moléculas estão concentradas entre 20 e 35 km de altitude, na estratosfera, região conhecida como Camada de Ozônio. Essa camada é essencial para a vida na Terra porque atua como um filtro natural, absorvendo a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos.
  • Capacidade instalada

    É a capacidade máxima de produção instantânea de energia elétrica que um gerador possui. Trata-se de uma medida de potência, referindo-se à quantidade máxima de energia possível de ser instantaneamente gerada.
  • Carga

    Demandas de potência ativa e reativa em determinado ponto de interesse. Por exemplo, de um consumidor, de um grupo de consumidores, de um setor, de um transformador ou região geográfica do sistema elétrico. A carga máxima equivale à carga (ou potência) máxima (taxa temporal de transferência de energia) no momento em que é necessária a maior quantidade de energia.
  • Circuito

    Sistema por meio do qual a eletricidade flui. É composto por elementos como condutores elétricos, resistores, transformadores, linhas de transmissão, entre outros.
  • Clorofluorcarbonos (CFCs) [ protocolo-de-montreal-e-emenda-de-kigali ]

    Compostos químicos sintéticos formados por cloro, flúor e carbono. Foram amplamente utilizados ao longo do século XX como propelentes de aerossóis e fluidos refrigerantes. Apesar de estáveis na troposfera, destroem o ozônio quando alcançam a estratosfera. Por isso, foram alvo de controle e eliminação progressiva pelo Protocolo de Montreal.
  • Cogeração

    Processo de geração combinada de duas formas diferentes de energia a serem utilizadas: térmica e mecânica. A primeira geralmente é utilizada em processos que requerem uso de vapor (temperaturas altas) e a segunda usualmente para gerar eletricidade.
  • Comitê Executivo do Fundo Multilateral (ExCom) [ protocolo-de-montreal-e-emenda-de-kigali ]

    O Comitê Executivo (do inglês Executive Committee - ExCom) é o órgão responsável por supervisionar a operação do Fundo Multilateral para a Implementação do Protocolo de Montreal (FML). Suas principais atribuições incluem supervisionar e orientar a administração do Fundo Multilateral, definir critérios de elegibilidade e diretrizes para a implementação de projetos, revisar regularmente relatórios de desempenho das atividades financiadas, monitorar e avaliar os custos envolvidos e aprovar programas que auxiliem os Países Parte do Artigo 5 no cumprimento do Protocolo.
  • Concessionárias

    São empresas que estabelecem um contrato de concessão com o Poder Concedente, que lhes fornece o direito e o dever de prestar um serviço público.
  • Consumidores cativos

    Aqueles que compram a eletricidade diretamente e obrigatoriamente da distribuidora local.
  • Consumidores livres

    São aqueles que possuem liberdade de negociação e de escolha para comprar a eletricidade que precisam diretamente do gerador ou de um intermediário (comercializador).
  • Contrato unilateral

    Firmado entre duas partes, mas, neste caso, uma delas possui direitos, enquanto que a outra arca com as obrigações.
  • Contratos bilaterais

    Aqueles firmados entre duas partes e que apresentam direitos e obrigações para ambas.
  • Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio [ protocolo-de-montreal-e-emenda-de-kigali ]

    Tratado internacional criado em resposta à destruição da camada de ozônio. Adotado em 22 de março de 1985 e com entrada em vigor em 22 de setembro de 1988, a Convenção estabelece um quadro para a cooperação global por meio da troca de informações científicas, monitoramento e pesquisa sobre os efeitos das atividades humanas na camada de ozônio. Foi o primeiro tratado desse tipo a ser assinado por todos os países envolvidos, alcançando ratificação universal em 2009. Embora não imponha reduções obrigatórias no uso de substâncias nocivas, a Convenção preparou o caminho para o Protocolo de Montreal.
  • COP da Convenção de Viena [ protocolo-de-montreal-e-emenda-de-kigali ]

    A Conferência das Partes (do inglês Conference of Parties - COP) é o principal órgão de tomada de decisões da Convenção de Viena, reunindo-se a cada dois anos. Sua função é revisar a implementação da Convenção, avaliar o cumprimento de suas diretrizes e adotar medidas necessárias para garantir sua efetividade. Além disso, a COP estabelece diretrizes e decisões para fortalecer a proteção da camada de ozônio.
  • Curvas de carga

    São gráficos que representam a anotação hora a hora da carga demandada ao longo do dia. O intervalo apresentado pode, com menor frequência, corresponder a uma semana, mês ou ano.
  • Custos marginais

    O custo de prover um serviço para uma unidade a mais. No caso da distribuição de energia elétrica, são os custos que correspondem à mudança que a entrega de uma unidade a mais de eletricidade pode causar nos custos totais.