14 ago SUPER EE E SUA TURMA EM: LED X FLUORESCENTE – PARTE 3
Na terceira parte da nossa história, a Super EE e a Ledinha continuam tentando parar o plano das lâmpadas fluorescentes de contaminar o meio ambiente com o mercúrio.
A Super EE explica para as lâmpadas quais os problemas que o mercúrio pode causar. Confira:
“O mercúrio pode causar danos neurológicos, à visão, aos rins, ao coração, ao sistema imunológico e muitas outras coisas!”, diz a Super EE.
Sentiram o drama? É por isso que as lâmpadas fluorescentes precisam ser substituídas pelas de LED. E é por isso também que as fluorescentes não podem ser descartadas no meio ambiente.
A Convenção de Minamata, que a lâmpada fluorescente tubular cita, é a Convenção de Minamata sobre Mercúrio, documento que foi assinado por diversos países, entre eles o Brasil, em Kumamoto, Japão, em 10 de outubro de 2013.
O objetivo principal da Convenção de Minamata é restringir a produção, a importação e o uso de mercúrio, um metal tóxico que causa danos à saúde humana e ao meio ambiente. No Decreto nº 9.470, de 14 de agosto de 2018, que promulga a Convenção de Minamata sobre Mercúrio no Brasil, é possível ler o texto completo da Convenção.
Esta série de quadrinhos foi feita pela equipe do IEI Brasil com o apoio da Clasp.
O roteiro é de Gabrielle Adabo, com revisão técnica de Rodolfo Gomes e Cristiane Bergamini. Os desenhos são da dupla Lorar e Elson.
Na semana que vem você confere a quarta parte, a penúltima da nossa aventura. Não perca!
No Comments