Super EE em: acabando com a festa

Super EE em: acabando com a festa

Tempo para leitura: < 1 minuto

Na tirinha da vez, que encerra a série da Super Eficiência Energética (Super EE) com os aparelhos de ar condicionado, nossa heroína aparece para mostrar a relação entre o uso do ar-condicionado e o aquecimento global.

Essa relação é uma espécie de círculo vicioso: quanto mais quente fica o planeta, maior a nossa necessidade de usar o aparelho. E quanto mais usamos o ar-condicionado, maior é o impacto ao meio ambiente pelo aumento do aquecimento global. Esse impacto acontece, basicamente, de duas formas:

1) O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia. Essa energia muitas vezes é gerada a partir de fontes poluentes, como as termelétricas, usinas que produzem energia a partir da queima de combustíveis como o carvão. Esse processo produz gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. Então, quanto mais energia o ar-condicionado consome, mais ele está contribuindo para o aquecimento global.

2) O ar-condicionado tem dentro dele gases refrigerantes que são os responsáveis por resfriar o ar. A maior parte dos aparelhos hoje utilizados no Brasil têm como fluido refrigerante os gases hidrofluorcarbonos (HFCs), que têm um alto potencial de aquecimento global. Se esses gases escaparem do aparelho, por uma falha técnica ou por descarte inadequado do equipamento, eles vão aumentar o aquecimento global.

A solução, portanto, é prestar atenção ao uso desse aparelho. No site seliganacontadoarcondicionado.com há várias dicas de como economizar energia ao utilizar o ar-condicionado.

Leia a seguir a tirinha e deixe seu comentário!

Leia aqui mais tirinhas da Super Eficiência Energética (Super EE) e sua turma.

No Comments

Post A Comment