Simulador de Impacto Tarifário

Simulador de Impacto Tarifário

Tempo para leitura: 2 minutos

O Simulador de Impacto Tarifário foi desenvolvido dentro do projeto Geração Distribuída, Eficiência Energética e o Consumidor Final: Propostas para a Realidade Brasileira. O objetivo do Simulador é calcular os seguintes indicadores, considerando uma Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica específica, mediante adoção de ações de Eficiência Energética (EE) e Geração Distribuída (GD) Fotovoltaica (FV) em sua região de concessão:

 

1. Tarifa residencial;

 

2. Arrecadação fiscal;

 

3. Receita da distribuidora;

 

4. Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE); e

 

5. Geração líquida de empregos.

 

Esses indicadores são calculados de forma relativa ao caso em que não há nem inserção de EE, nem de GD FV, para os casos de cenários de adoção de: i) EE apenas; ii) GD FV (na baixa tensão) apenas; e iii) EE e GD FV na baixa tensão conjuntamente.

 

Cada cenário é definido pelos seguintes parâmetros, projetados ao longo do horizonte de análise:

 

– Macroeconômicos: Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), Weighted Average Cost of Capital (WACC) anual para a respectiva distribuidora e câmbio para a conversão do dólar americano em reais.

 

– Concessionária de Distribuição de Energia Elétrica: crescimento do número de consumidores e crescimento de consumo de eletricidade por setor (Residencial, Comercial, Industrial e Outros) na referida região de concessão.

 

– Oferta de Energia Elétrica: Custo Variável Unitário (CVU) das usinas térmicas contratadas por disponibilidade, custo da energia proveniente de novos empreendimentos e custo da energia proveniente de empreendimentos existentes.

 

– Encargos: Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e Energia de Reserva (EER), Taxa de Fiscalização dos Serviços de Energia Elétrica (TFSEE), Contribuição ao Operador Nacional do Sistema, Pesquisa e Desenvolvimento e Programa de Eficiência Energética.

 

– Tributação: evolução dos tributos PIS e COFINS (federais), e ICMS (estadual).

 

O Simulador também recebe dados históricos reais referentes à distribuidora analisada, nos primeiros anos de análise, para permitir avaliar a coerência dos valores utilizados como ponto de partida para as projeções – utilizam-se valores referentes ao ano imediatamente anterior aos anos de projeção.

 

Baixe os arquivos que compõem o Simulador de Impacto Tarifário:

Descrição dos arquivos

 

O arquivo Exemplo01 é um arquivo auxiliar que permite o usuário ver um exemplo de como montar a tabela dinâmica que organiza os dados de contratos advindos de leilões, que ser obtido na Biblioteca Virtual da CCEE.

 

O arquivo Exemplo02 é um arquivo auxiliar que permite o usuário ver um exemplo de dados de consumo da Aneel divididos por classe de consumo que pode ajudar na projeção de energia distribuída.

 

O arquivo Guia do Usuário apresenta uma detalhada descrição de como preencher os dados do simulador para qualquer distribuidora do Brasil, onde obter os dados e como formata-los.

No Comments

Post A Comment