IEI Brasil participa de reunião com o Itamaraty sobre o Plano de Ação de Gênero de Belém

IEI Brasil participa de reunião com o Itamaraty sobre o Plano de Ação de Gênero de Belém

Tempo para leitura: < 1 minuto

A coordenadora de Energia, Gênero e Interseccionalidades (EGI) do IEI Brasil, Lígia Amoroso Galbiati, participou, no dia 22 de maio, de uma reunião com o Itamaraty sobre o Plano de Ação de Gênero de Belém (GAP), resultado da COP 30.

A reunião foi realizada com o ponto focal do Brasil na agenda de Gênero e Mudanças Climáticas da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). A diplomata Adriana Gabinio, membro da Divisão de Ação Climática da Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (o Itamaraty), é a responsável por impulsionar essa agenda e as ações ligadas a ela no âmbito da UNFCCC e do país.

O encontro foi estimulado pela Constituinte de Mulheres e Gênero (Women and Gender Constituency – WGC) para promover o diálogo entre as organizações da sociedade civil, envolvidas na Constituinte, e os pontos focais dos países. Chamada Act on the Belém GAP (ActonGap), a campanha realizou reuniões em diversos países durante esta semana, em sua primeira etapa. A WGC é um dos nove grupos que organizam os observadores da sociedade civil da UNFCCC.

O objetivo do encontro foi reunir a sociedade civil com o ponto focal para entender como o governo brasileiro tem se organizado para a implementação do GAP de Belém. Foram abordados os desafios da implementação, o que já está sendo realizado pelo governo e as possibilidades de cooperação entre o governo e a sociedade civil.

O GAP tem a duração de dez anos e deve resultar em ações climáticas com perspectiva de gênero. Para que isso aconteça, a sociedade civil precisa garantir a implementação e os governos devem executá-lo.

No Comments

Post A Comment