28 ago SUPER EE E SUA TURMA EM: LED X FLUORESCENTE – PARTE 5
Nas quatro partes anteriores da nossa história, a Super EE enfrentou uma gangue de lâmpadas fluorescentes que promoveram um verdadeiro atentado ao meio ambiente: elas decidiram liberar em um rio o mercúrio que têm dentro delas.
Será que a Super EE conseguiu deter as lâmpadas fluorescentes? Será que a Ledinha, a lâmpada eficiente, trouxe ajuda? Confira na última parte da história:
A Ledinha trouxe um exército de lâmpadas LED para combater as fluorescentes! As lâmpadas de LED venceram, pois possuem muito mais eficiência energética que as fluorescentes, ou seja: elas consomem menos energia para iluminar a mesma quantidade. Por isso, as lâmpadas LED são muito mais econômicas.
Outra das vantagens que é destacada na letra do RAP cantada pela lâmpada de LED, é que elas estão livres do mercúrio. As lâmpadas de LED não contém mercúrio em seu interior, ao contrário das lâmpadas fluorescentes.
E atenção: todas as lâmpadas precisam ser descartadas em postos de coleta e não no lixo comum. Isso vale principalmente para as lâmpadas fluorescentes. Se elas forem descartadas no lixo, irão quebrar e liberar o mercúrio no ambiente, contaminando o solo e as águas e causando doenças.
Por isso é importante a logística reversa cantada pela Super EE e pela LED no último quadrinho. É por meio dela que a indústria, que produz as lâmpadas, vai recolher os produtos que são descartados e vai dar o destino correto para eles. Por meio dela, as lâmpadas vão percorrer o caminho oposto, do consumidor ao fabricante, e este último vai assumir a responsabilidade por elas – o que envolve, sempre que possível, a reciclagem.
Esta série de quadrinhos foi feita pela equipe do IEI Brasil com o apoio da Clasp.
O roteiro é de Gabrielle Adabo, com revisão técnica de Rodolfo Gomes e Cristiane Bergamini. Os desenhos são da dupla Lorar Paiola Laurenti e Elson Nardi.
No Comments