Estudo sobre sistemas autônomos de geração no acesso à energia será lançado em outubro

Estudo sobre sistemas autônomos de geração no acesso à energia será lançado em outubro

Tempo para leitura: < 1 minuto

No próximo dia 06 de outubro, quinta-feira, o IEI Brasil realiza o webinário de lançamento de estudo que avalia os sistemas autônomos de geração instalados pelas distribuidoras de eletricidade para universalização do acesso à energia elétrica. O estudo foi produzido pelo IEI Brasil em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). 

Em 2009, um primeiro estudo realizado pelo IEI Brasil (acesse aqui) analisou o andamento da implantação da Resolução Normativa n°83/2004 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamentou o uso de sistemas autônomos de geração de energia elétrica, a partir de fontes renováveis, como alternativa adicional à extensão da rede elétrica. Os resultados desse primeiro estudo mostraram que a Aneel, responsável pela fiscalização desses sistemas, não possuía as informações mínimas exigidas por sua própria regulamentação.

Agora, o novo estudo, que será lançado na próxima semana, traz uma análise atualizada sobre a implantação desses sistemas. O estudo avalia os sistemas autônomos individuais, conhecidos como SIGFI, e as minirredes, MIGDI, alimentados por fontes renováveis. Esses sistemas foram instalados pelas distribuidoras de eletricidade em seus planos de universalização do acesso à energia elétrica.

O estudo também traz análises sobre os principais desafios, barreiras e a percepção dos agentes envolvidos e impactados: consumidores, distribuidoras de energia elétrica e agência reguladora. A partir dos resultados encontrados, o estudo propõe melhorias e sugestões para avançar e aprimorar o cenário de acesso à eletricidade no Brasil.

Serviço

Data do evento: 06 de outubro de 2022, quinta-feira

Duração do evento: 1 hora

Horário: 14 horas

No Comments

Post A Comment