A turma da Super EE em: problemas de gases

A turma da Super EE em: problemas de gases

Tempo para leitura: < 1 minuto

Nesta tirinha, a Turma da Super EE enfrenta problemas muito sérios: os de gases. A brincadeira (com piadas da quinta série sobre gases…) é para falar de algo bem grave de verdade: a emissão de gases de efeito estufa pelos aparelhos de ar condicionado.

Os gases usados hoje na fabricação dos ares-condicionados comercializados no Brasil e presentes nos aparelhos que utilizamos têm um alto potencial de aquecimento global. Um exemplo é o gás R-410A, um hidrofluorcarbono (HFC) que tem potencial de aquecimento global 2000 vezes maior que o do CO₂ e é usado em cerca de 90% dos aparelhos brasileiros que são vendidos.

Os HFCs substituíram a maior parte dos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), gases que eram utilizados nos aparelhos de ar condicionado brasileiros e que, além de causar o efeito estufa, destroem a camada de ozônio. A maior parte dos aparelhos existentes no Brasil (em uso em casas, escritórios, empresas etc.), no entanto, continuam usando o gás HCFC-22.

É um grande problema de gases, não? A alternativa, como sugere o ar-condicionado a seu novo amigo sofrendo de gases na tirinha, é substituir esses gases prejudiciais ao meio ambiente por fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global.

A Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, que está em processo de ratificação no Brasil, tem como objetivo reduzir o uso de HFCs com elevado potencial de aquecimento global. A adesão à Emenda trará 100 milhões de dólares em incentivos para a adaptação da indústria brasileira à fabricação de aparelhos com gases menos prejudicais ao meio ambiente. Saiba mais aqui.

Confira a seguir a nossa tirinha e deixe seu comentário!

Leia aqui mais tirinhas da Super Eficiência Energética (Super EE) e sua turma.

No Comments

Post A Comment