A TURMA DA SUPER EE EM: PROBLEMAS DE GASES - IEI - International Energy Initiative - Brasil
29708
post-template-default,single,single-post,postid-29708,single-format-standard,bridge-core-2.5.4,cookies-not-set,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-23.9,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

A TURMA DA SUPER EE EM: PROBLEMAS DE GASES

A TURMA DA SUPER EE EM: PROBLEMAS DE GASES

Tempo para leitura: 2 minutos

Nesta tirinha, a Turma da Super EE enfrenta problemas muito sérios: os de gases. A brincadeira (com piadas da quinta série sobre gases…) é para falar de algo bem grave de verdade: a emissão de gases de efeito estufa pelos aparelhos de ar condicionado.

Os gases usados hoje na fabricação dos ares-condicionados comercializados no Brasil e presentes nos aparelhos que utilizamos têm um alto potencial de aquecimento global. Um exemplo é o gás R-410A, um hidrofluorcarbono (HFC) que tem potencial de aquecimento global 2000 vezes maior que o do CO₂ e é usado em cerca de 90% dos aparelhos brasileiros que são vendidos.

Os HFCs substituíram a maior parte dos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), gases que eram utilizados nos aparelhos de ar condicionado brasileiros e que, além de causar o efeito estufa, destroem a camada de ozônio. A maior parte dos aparelhos existentes no Brasil (em uso em casas, escritórios, empresas etc.), no entanto, continuam usando o gás HCFC-22.

É um grande problema de gases, não? A alternativa, como sugere o ar-condicionado a seu novo amigo sofrendo de gases na tirinha, é substituir esses gases prejudiciais ao meio ambiente por fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global.

A Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, que está em processo de ratificação no Brasil, tem como objetivo reduzir o uso de HFCs com elevado potencial de aquecimento global. A adesão à Emenda trará 100 milhões de dólares em incentivos para a adaptação da indústria brasileira à fabricação de aparelhos com gases menos prejudicais ao meio ambiente. Saiba mais aqui.

Assine aqui a petição “Pela aprovação de Kigali já!” do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Confira a seguir a nossa tirinha e deixe seu comentário!

Leia aqui mais tirinhas da Super Eficiência Energética (Super EE) e sua turma.

No Comments

Post A Comment