IEI Brasil e outras organizações da sociedade civil pedem inclusão de componente de eficiência energética em projeto de geração de energia solar da Prefeitura de São Paulo

IEI Brasil e outras organizações da sociedade civil pedem inclusão de componente de eficiência energética em projeto de geração de energia solar da Prefeitura de São Paulo

Tempo para leitura: 3 minutos

Organizações celebram projeto, mas apontam que eficiência energética permitiria a redução de mais 30% na fatura mensal dos prédios públicos

Entidades da sociedade civil formalizaram a inclusão de ações de eficiência energética no Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse (PPMI) para geração distribuída, instituído pela Prefeitura de São Paulo. O objetivo da Prefeitura é que diversos locais sob sua administração, dentre elas escolas, hospitais, postos de saúde e bibliotecas, sejam capazes de gerar a própria energia. Entidades da sociedade civil argumentam que os equipamentos com eficiência energética gastam menos energia para desempenhar suas funções. Segundo eles, a inclusão da eficiência energética ao projeto poderia reduzir ainda mais a conta de energia nos edifícios públicos e, também, reduzir o custo do investimento no projeto.  De acordo com a Prefeitura, as informações colhidas via PPMI podem servir de base para a construção do edital de licitação.

De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo os prédios com usos educacionais e de saúde são responsáveis por mais de 68% do consumo de energia do município. Estimativa do Procel Edifica demonstra que a inclusão da eficiência energética ao projeto, com base em experiências prévias, poderia reduzir a conta de energia das escolas em mais 30%, além dos ganhos previstos com a geração solar fotovoltaica.

Além disso, estudo realizado pela Mitsidi Projetos em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) indica que a eficiência energética poderia reduzir os gastos com a aquisição de equipamentos para geração de energia solar. No estudo sobre edifícios eficientes, considerando o consumo de um prédio público administrativo padrão na capital paulista, a inclusão de estratégias de eficiência poderia reduzir a necessidade de instalação de até 200 painéis fotovoltaicos. A adoção de estratégias de eficiência energética também permitiria à Prefeitura tirar melhor proveito da eletricidade gerada, aumentando o percentual de atendimento da demanda dos edifícios públicos municipais a partir de fonte renováveis.

As entidades da sociedade civil – entre as quais estão a ONG International Energy Initiative – IEI Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia – Abesco, e o Instituto Clima e Sociedade – iCS – consideram o projeto uma importante iniciativa para promover a economia de energia e de recursos orçamentários para o município, além de exemplo para outras cidades brasileiras, fomentando a expansão da energia solar fotovoltaica no país. Por isso, acreditam ser fundamental a inclusão de medidas de eficiência energética como uma linha mestra do projeto da Prefeitura para potencializar os impactos da geração distribuída.

Para além da economia de energia e orçamentária, as entidades também reforçam que o projeto para a implantação de centrais geradoras de energia solar fotovoltaica é uma iniciativa efetiva e concreta de mitigação às mudanças climáticas e para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, dentre as quais estão a redução dos gases de efeito estufa. O setor elétrico brasileiro é responsável por parte dessas emissões na produção de eletricidade a partir da queima de combustíveis fósseis. A saída é a substituição dessas fontes de geração por outras limpas, como a energia solar fotovoltaica.

Saiba mais:
Eficiência Energética é a relação entre a energia útil (isto é, aquela realmente convertida na forma desejada para uso final) e a energia consumida pelo equipamento (ou conjunto de equipamentos) realizando essa conversão energética. Aparelhos energeticamente mais eficientes são aqueles que gastam menos energia para cumprir o seu propósito. Também pode ser entendida como usufruir mais de um mesmo serviço energético consumindo menos energia. O aumento da eficiência energética reduz o consumo de eletricidade e a sobrecarga no sistema em determinados períodos do dia. Fonte:
Glossário IEI Brasil. 

Conheça mais sobre eficiência energética e geração distribuída no nosso livro online gratuito: “Geração Distribuída e Eficiência Energética – reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro”

 

No Comments

Post A Comment