15 dez IEI Brasil se torna organização observadora da UNFCCC
O IEI Brasil agora é oficialmente uma organização observadora da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). A aprovação aconteceu durante a 30ª sessão da Conferência das Partes, a COP 30, realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém, no Pará.
O processo para obter o status de organização observadora da UNFCCC foi iniciado pelo IEI Brasil em 2024 e incluiu o envio de diversas documentações. Após atender a todos os requisitos estabelecidos pela ONU, o IEI Brasil recebeu da UNFCCC o status de organização admitida provisoriamente e foi recomendado à COP para admissão como organização observadora.
O IEI foi uma das 53 Organizações Não Governamentais (ONGs) brasileiras e 125 ONGs do mundo todo que avançaram no processo para se tornarem observadoras e foram recomendadas para admissão na COP 30.
A decisão final sobre a admissão como organização observadora coube à COP e aconteceu em uma das reuniões da Conferência, no dia 12 de setembro.
O IEI Brasil participou da COP deste ano como organização observadora provisoriamente admitida. A delegação do IEI Brasil foi composta por dois membros, com credencial de acesso à Zona Azul da COP: a coordenadora da área de Energia, Gênero e Interseccionalidades (EGI) do IEI Brasil Lígia Amoroso Galbiati e a coordenadora de comunicação Gabrielle Adabo.
Em dezembro, o IEI recebeu a comunicação oficial da UNFCCC com uma carta certificando a admissão como organização observadora pela COP na 30ª sessão e concluindo o processo para obter o status.
As organizações admitidas como observadoras podem participar de todas as COPs e outras sessões e reuniões da UNFCCC com sua delegação. Como representantes da sociedade civil, as organizações podem acompanhar e monitorar as negociações, fornecer dados, análises e informações técnicas e até mesmo propor eventos paralelos e exposições durante a Conferência.
No Comments