07 nov Equipe do IEI Brasil participa da 37ª Reunião das Partes do Protocolo de Montreal
O IEI Brasil participou da Trigésima Sétima Reunião das Partes do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, a MOP 37. A Reunião aconteceu de 3 a 7 de novembro de 2025 em Nairóbi, capital do Quênia, na África.
A MOP é realizada anualmente pela ONU para reunir as partes do Protocolo de Montreal com o objetivo de avaliar como está a implementação do tratado e tomar decisões sobre questões importantes relacionadas a ele.
Nesta edição, a MOP 37 reuniu representantes de mais de 190 países para discutir a proteção da camada de ozônio e o avanço da implementação da Emenda de Kigali.
A delegação do IEI Brasil, composta pelo diretor executivo Rodolfo Gomes e pela especialista em Relações Governamentais e Internacionais Rafaela Lenares, acompanhou os diversos temas tratados e negociados ao longo da MOP 37.
Segundo nossa equipe, é nesse espaço de decisão da MOP que a ciência encontra a política nas discussões sobre temas como monitoramento atmosférico, gestão do ciclo de vida de gases refrigerantes e o controle das emissões do gás HFC 23, com alto potencial de aquecimento global.
A MOP 37 também abordou temas centrais para o futuro do Protocolo, como o reabastecimento do Fundo Multilateral para o período 2027-2029. Também ganharam destaque iniciativas nacionais e regionais voltadas ao apoio à implementação da Emenda de Kigali, com o Brasil presente no debate, compartilhando experiências e desafios.


Análises do IEI Brasil na MOP 37
A equipe do IEI Brasil acompanhou de perto os debates da MOP 37, com atenção especial às discussões sobre monitoramento atmosférico e sobre a atualização da linha de base do Brasil, que será alterada a partir da revisão dos dados de consumo em CO₂ equivalente – o resultado será uma redução de 4,5%, um ajuste com impactos diretos sobre o planejamento e a implementação das políticas nacionais no âmbito do Protocolo.
Saiba mais no vídeo do diretor executivo do IEI Brasil:
Além das sessões formais, foram realizados 23 eventos paralelos (side events) ao longo da reunião. Desses, 10 foram dedicados ao tema da eficiência energética. Segundo a equipe do IEI Brasil, isso mostra a crescente integração entre a agenda do Protocolo de Montreal e os objetivos climáticos globais.
No vídeo, você confere uma análise do nosso diretor executivo sobre o papel da eficiência energética e do Brasil na MOP 37.
40 anos da Convenção de Viena
A MOP 37 também foi marcada pela celebração dos 40 anos da Convenção de Viena, o acordo que deu origem ao Protocolo de Montreal e que se consolidou como um dos maiores marcos da cooperação internacional para a proteção da camada de ozônio.
“Graças ao esforço coletivo que foi feito pelos países e pelos cientistas por meio da Convenção e no Protocolo, já foi possível eliminar cerca de 98% das substâncias que destroem a camada de ozônio e recuperá-la, ao menos em parte. Mesmo diante dos desafios que ainda temos pela frente, a Convenção e seu Protocolo são provas de que a cooperação internacional funciona”, explica a especialista em Relações Governamentais e Internacionais do IEI Brasil, Rafaela Lenares.
Segundo a equipe do IEI Brasil, durante as comemorações, também foi ressaltado que, em 2026, serão celebrados os 10 anos da Emenda de Kigali, tratado que incorporou os hidrofluorcarbonos (HFCs) ao regime do Protocolo, ampliando seu escopo e reforçando seu alinhamento com os objetivos do regime climático global.
“A sociedade civil tem os papéis essenciais de: acompanhar as negociações, fazer suas vozes serem ouvidas e cobrar compromissos reais dos nossos líderes. O futuro do clima e da camada de ozônio depende da ação coletiva e também de cada um de nós”, completa Lenares.
Confira no vídeo a fala da especialista em Relações Governamentais e Internacionais do IEI Brasil, enviada diretamente de Nairóbi.
No Comments