
02 set IEI Brasil é uma das 53 ONGs brasileiras recomendadas à admissão como observadoras da UNFCCC
Por Gabrielle Adabo – IEI Brasil
O IEI Brasil foi anunciado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) como uma das novas Organizações Não Governamentais (ONGs) candidatas à admissão como observadoras para consideração na COP 30. A 30ª sessão da Conferência das Partes (COP) acontece este ano pela primeira vez no Brasil.
O processo para obter o status de organização observadora da UNFCCC foi iniciado pelo IEI Brasil no ano passado e incluiu o envio de diversas documentações. Após atender a todos os requisitos estabelecidos pela ONU, o IEI Brasil recebeu da UNFCCC o status de organização admitida provisoriamente e foi recomendado à COP para admissão como organização observadora.
O IEI Brasil está entre as 53 ONGs brasileiras e 125 ONGs do mundo todo anunciadas para avançar no processo para se tornarem observadoras (confira todas aqui nesta notícia).
A decisão final sobre a admissão como organização observadora cabe à COP e vai acontecer na primeira reunião da Conferência, que será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025 na cidade de Belém, Pará. O IEI Brasil participará da COP 30 com sua delegação e poderá acompanhar as decisões.
As organizações admitidas como observadoras podem participar de todas as sessões e reuniões da UNFCCC com suas delegações. Elas, como representantes da sociedade civil, podem acompanhar e monitorar as negociações, fornecer dados, análises e informações técnicas e até mesmo organizar atividades e eventos durante a Conferência.
No Comments