Super EE e Super Kigali em: pela força da Emenda de Kigali! – Parte 5

Super EE e Super Kigali em: pela força da Emenda de Kigali! – Parte 5

Tempo para leitura: 2 minutos

Mais uma aventura da Super EE chega ao fim e esta vai deixar saudades duplas, pois ela contou com a ajuda do Super Kigali para lutar contra os vilões do desperdício de energia.

Também tivemos outra participação especial nesta última parte: a Emenda de Kigali! Ela chegou para acabar com a emissão dos gases de alto potencial de aquecimento global, que era feita pelos aparelhos de ar condicionado.

A Emenda de Kigali incluiu os hidrofluorcarbonos (HFCs), gases que causam o efeito estufa, na lista de substâncias do Protocolo de Montreal.

Desde agosto de 2023 a Emenda de Kigali é lei no Brasil. O país precisa controlar e reduzir o uso dessas substâncias, que estão presentes em equipamentos como os ares-condicionados, seguindo o calendário de redução de HFCs da Emenda.

Novos fluidos refrigerantes, com menor potencial de aquecimento global como o R32 e os HFOs, são as opções para substituir os HFCs com alto potencial de aquecimento global. Já é possível, inclusive, encontrar aparelhos de ar condicionado com o R32 à venda no Brasil.

Além disso, a Super EE também destacou que a união da eficiência energética à Emenda de Kigali pode dobrar os benefícios na redução dos gases de efeito estufa. São duas super-heroínas unidas pelo bem do planeta!

Confira o final da nossa história:

O Protocolo de Montreal é um acordo internacional que foi criado em 1987 com o objetivo de reduzir e eliminar as substâncias que causam a destruição da camada de ozônio. Entre essas substâncias estão o clorofluorcarbono (CFC), que é citado nos quadrinhos como o gás que a avó da ar-condicionada janela usava para refrigerar.

Essa série de quadrinhos tem o roteiro da equipe IEI Brasil – Gabrielle Adabo, Rodolfo Gomes e Cristiane Bergamini -, desenhos de Natalia de Souza Flores e conta com o apoio da Clasp.

No Comments

Post A Comment