Livro: Planejamento Integrado de Recursos Energéticos - IEI - International Energy Initiative - Brasil
15946
page-template-default,page,page-id-15946,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-13.5,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Livro: Planejamento Integrado de Recursos Energéticos

CapalivroPIR (1)

A IEI Brasil apresenta, nesta página, a segunda edição do livro  “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos”, escrito originalmente pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, diretor da IEI Brasil, e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment.

 

A nova edição, que contém atualização de termos, conceitos e bibliografias, ganhou o título de “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces”. Ela será disponibilizada de forma fracionada, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão está em andamento. No total, serão quatro capítulos, que serão consolidados em um livro digital. 

 

Com essa medida, o objetivo é que estudantes, pesquisadores e demais interessados na área já tenham acesso ao conteúdo, composto também por apêndices, exercícios práticos e suas respostas. O livro tem sido revisado por estudantes e colaboradores do professor Gilberto Jannuzzi, em especial o prof. E.T. Sica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (Florianópolis) e J. Marques que revisaram exercícios e atualizaram algumas referências. O download dos Capítulos 1 e 2 e dos Apêndices A, B, C e D está disponível ao final deste texto. 

 

A primeira versão da obra foi publicada há 20 anos, em inglês, sob o título “Tools and methods for integrated resource Planning”. Em 1997, uma versão em português foi elaborada por Jannuzzi e J. Swisher, com o apoio do PROCEL e do PNUD, porém, encontra-se esgotada.

 

“Nessas últimas duas décadas experimentamos muitas e relevantes transformações na indústria de energia, tecnologias, leis e regulações. Já era necessário revisar o conteúdo desse livro para contemplar a realidade da geração distribuída, das tecnologias de armazenamento de energia e mesmo da maior disseminação de tecnologias mais eficientes de uso final”, analisa Jannuzzi.

FAÇA O DOWNLOAD DO CAPÍTULO 1 AQUI

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA RECEBER O CAPÍTULO EM SEU E-MAIL

FAÇA O DOWNLOAD DO CAPÍTULO 2 AQUI

PREENCHA O FORMULÁRIO PARA RECEBER O CAPÍTULO EM SEU E-MAIL