Página relata o papel de José Goldemberg na criação da IEI

Tempo para leitura: < 1 minuto

A IEI Brasil publica nesta sexta-feira (22) uma página que resgata a história do físico e intelectual José Goldemberg e seu papel na criação da organização International Energy Initiative. Goldemberg, atualmente presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é um dos fundadores da instituição, ao lado dos pesquisadores Thomas B. Johansson,  Amulya Reddy e Robert H. Williams.

Os quatro cientistas publicaram o livro “Energy for a Sustainable World” em 1988, considerado um marco na área da energia. Uma das grandes contribuições do grupo é a popularização do conceito de “leapfrogging” ou salto tecnológico. Eles argumentaram que países em desenvolvimento não precisavam passar pelo mesmo caminho tecnológico adotado pelos países desenvolvidos, podendo dar “saltos” tecnológicos se utilizando de processos mais eficientes na produção e uso da energia e de menor impacto ambiental.

A página resgata a história do encontro dos quatro pesquisadores e como eles decidiram criar uma instituição que unisse pesquisa e ação em busca de um mundo mais sustentável, com foco em energias renováveis e eficiência energética e atenção voltada aos países em desenvolvimento. Confira mais detalhes do trabalho na página José Goldemberg e a história da IEI .

No Comments

Post A Comment