O International Energy Initiative (IEI) é uma organização internacional, não governamental, independente e sem fins lucrativos.
Formalmente criada nos Estados Unidos, em setembro de 1991, como resultado da publicação do livro “Energy for a Sustainable World”, de autoria dos professores José Goldemberg (Brasil), Amulya Reddy (Índia), Thomas Johansson (Suécia) e Robert Williams (Estados Unidos).
Dirigida por renomados especialistas, possui escritórios regionais na América Latina (atual IEI Brasil) e Ásia, onde conta, em cada um deles, com uma equipe de destacados profissionais.
Disseminar uma abordagem na qual o nível e a qualidade dos serviços energéticos oferecidos são tomados como medidas de desenvolvimento, mais do que a magnitude do consumo e suprimento
Melhorar os serviços energéticos por meio de medidas de eficiência energética do lado da demanda e aumento no uso de tecnologias mais limpas
Garantir que as reformas de mercado e a liberalização das indústrias de energia elétrica e de petróleo sejam acompanhadas por medidas que expandam e garantam a provisão de benefícios públicos
Realizar esforços para inserir os importantes aspectos para promoção da energia sustentável nas questões políticas, de regulamentações, institucionais, de financiamentos e de gerenciamento
Iniciar e fortalecer a capacidade de análise, troca de informações, discussão e implantação de projetos na área de energia
Os projetos do IEI envolvem o que chamamos de ciclo INTAAACT: Informação, Treinamento, Análise, Advocacy e Ação. Pesquisadores e analistas estão comprometidos em fazer a diferença nos países em desenvolvimento.
Atividades que procuram oferecer informações confiáveis a tomadores de decisão e usuários sobre o desenvolvimento de fontes renováveis de energia e eficiência energética. Por exemplo, a publicação de informações específicas sobre tecnologias e mecanismos de incentivo.
Atividades para criar e aumentar capacidade técnica e gerencial locais para promover a produção e uso eficientes da energia para o desenvolvimento sustentável. Por exemplo, realização de cursos ou oferecimento de bolsas de estudo para a realização de pós-graduação.
Atividades para elaborar novo entendimento sobre vários aspectos que caracterizam a missão do IEI em relação à energia. Por exemplo, estudos com recomendações de novas políticas públicas ou de novos mecanismos de promoção do uso eficiente da energia.
Atividades que criem demanda pelos atores na área de energia pela abordagem do IEI por produção e uso eficientes de energia para o desenvolvimento sustentável. Por exemplo, através de seminários e reuniões.
Atividades que possam catalizar e iniciar ações direcionadas para a produção e uso eficientes da energia como instrumento para o desenvolvimento sustentável. As ações podem ser em projetos práticos, em programas ou políticas, cujo papel do IEI é transitório e intermediário de forma que essas intervenções sejam sustentadas por agentes de implantação (por exemplo, o governo) ou por mecanismos (por exemplo, mercado).
Foto em destaque: Dave Lawrence / World Bank
Imagens nos círculos: 1. Dominic Sansoni / World Bank; 2. Dominic Sansoni / World Bank; 3. Dominic Sansoni / World Bank; 4. Dana Smillie / World Bank; 5. Dana Smillie / World Bank