Projeto Kigali – Estratégia nacional de eficiência energética para o setor de ar condicionado e capacitação para fortalecer padrões eficientes de energia e rotulagem

Por meio deste trabalho, o IEI Brasil prestou apoio técnico no desenvolvimento do estudo de impacto regulatório dos aparelhos de ar condicionado como parte do Projeto Kigali. O iCS coordena o Projeto Kigali, que objetiva antecipar o atendimento à Emenda de Kigali do Protocolo de Montreal, por meio do aumento da eficiência energética e a transição para gases refrigerantes de menor GWP (Potencial de Aquecimento Global) no setor de ar condicionado. A expectativa era ampliar as ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa no Brasil e promover a redução dos custos da energia elétrica.

 

Os principais produtos resultantes deste projeto foram o guideline “Estudo de Impacto Regulatório: diretrizes gerais e estudo de caso para condicionadores de ar tipo split system no Brasil” e o Policy Brief “Proposta de agenda para o aumento da eficiência energética dos condicionadores de ar no mercado brasileiro”.

Acesse também artigo apresentado pela equipe do projeto no evento Summer Study do European Council for an Energy Efficient Economy (ECEEE): The manufacturer economics and national benefits of cooling efficiency for air conditioners in BrazilComo citar o artigo: Letschert, Virginie E., Nihan Karali, Won Young Park, Nihar Shah, Gilberto Jannuzzi, Fernando Costa, Roberto Lamberts, Kamyla Borges, e Suely Machado Carvalho. “The manufacturer economics and national benefits of cooling efficiency for air conditioners in Brazil”. In ECEEE Summer Study Proceedings. Belambra Presqu’île de Giens, France, 2019.

Atualização do Estudo

A primeira versão do Estudo de Impacto Regulatório, publicada em março de 2019, foi atualizada. A segunda versão do estudo foi publicada em janeiro de 2020 com novas informações de medições realizadas por laboratórios de pesquisa, de estudos para definição dos parâmetros nacionais para a aplicação da norma ISO 16.538 e com dados da Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos Elétricos na Classe Residencial 2019 do Procel. Essas informações permitiram a atualização de dados de entrada do modelo utilizado.