MonitorEE – Monitor de Eficiência Energética

 

 

A eficiência energética pode trazer múltiplos benefícios para a sociedade, como na segurança energética do país, na geração de empregos, nos preços da energia, na saúde e bem-estar, na produtividade industrial, no orçamento público e no combate ao aquecimento global, para citar apenas alguns – daí a importância de se monitorar o seu progresso. Diante da inexistência de uma base de dados organizada e de domínio público que fornecesse índices e avaliações sobre eficiência energética no Brasil, a International Energy Initiative – IEI Brasil concebeu o MonitorEE – Monitor de Eficiência Energética.

 

MonitorEE é um portal que tem por objetivo reunir dados, indicadores e análises de Eficiência Energética (EE) para acesso público e gratuito. O propósito é dar transparência às informações sobre eficiência energética no Brasil e acompanhar o progresso dos investimentos públicos e privados, das políticas públicas e das iniciativas de eficiência energética no país.

 

Os dados primários que compõem o MonitorEE serão coletados junto a agentes de mercado e órgãos públicos e os indicadores calculados a partir desses dados. Esses indicadores seguirão métodos de cálculo propostos para oferecer bases objetivas para análises e comparações, inclusive internacionalmente.

 

As informações e análises do MonitorEE foram planejadas para serem acessíveis e úteis para todos os consumidores de energia. O portal também pretende ser uma importante base de dados para agentes públicos, Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOS), especialistas do governo e pesquisadores.

 

MonitorEE é resultado de um projeto, iniciado em junho de 2018, coordenado pelo International Energy Initiative – IEI Brasil. Nessa primeira etapa do projeto, correspondente ao Ano 1, foi realizada a coleta e a análise de dados do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desenvolvido pelas concessionárias distribuidoras de energia elétrica. O primeiro dos módulos do MonitorEE apresenta os resultados desse programa, fornecidos pela Aneel. Esses dados se referem aos projetos concluídos e posteriormente aprovados de forma oficial pela Aneel para o período de 2008 a 2013 e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

 

A interface do MonitorEE foi concebida para ser navegada de maneira simples e intuitiva, garantindo, assim, facilidade de visualização dos resultados e livre acesso do público. O usuário pode selecionar os dados e combinar categorias produzindo gráficos e tabelas. Os dados podem ser baixados para um computador ou outro dispositivo. O usuário também terá acesso a, além de análises, notícias e estudos sobre eficiência energética.

 

Os dados primários, os indicadores e as análises estão organizados por módulos temáticos. O primeiro dos módulos, já disponível no MonitorEE, apresenta dados como investimentos, economia de eletricidade, redução de demanda na ponta, relação custo-benefício, dentre outros, sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Aneel. Novos módulos já estão sendo projetados e serão incorporados futuramente ao MonitorEE.

 

O MonitorEE  nasceu de um projeto realizado pelo IEI Brasil, com início em junho de 2018, financiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e apoiado pelo Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre. Atuaram como parceiros a Mitsidi Projetos, que realiza a gestão técnica do portal, o Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen) da Universidade Federal de Itajubá, o Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina e o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade Estadual de Campinas.

Realização:

Apoio:

Apoio:

Parceiros: