17 dez Kigalinha ganha prêmio de melhor curta de animação no Festival de Cinema de Trancoso
O filme Kigalinha do IEI Brasil foi premiado como melhor curta-metragem de animação na 8ª edição do Festival de Cinema de Trancoso. O filme também recebeu o troféu de seleção especial do júri.
Kigalinha participou da Mostra Competitiva Nacional do Festival de 2025. O filme concorreu com outros nove curtas-metragens de animação e foi eleito por um júri composto por nomes como Tânia Montoro, Antonio Ferraretto d’Avila, Leka Begliomini e Jayme Monjardim.
O Festival de Cinema foi realizado na cidade de Trancoso, na Bahia, de 6 a 11 de dezembro. A programação foi composta pela exibição de curtas e longas, além de conversas com os realizadores dos filmes.
A equipe do filme feito pelo IEI Brasil esteve no festival representada por Gabriel Justo, um dos diretores da animação, e Gabrielle Adabo, uma das criadoras e roteiristas da Kigalinha. Confira o convite em vídeo que a equipe gravou para o festival:
Exibição do filme
O filme Kigalinha foi exibido na segunda-feira, dia 8, em uma sessão especial para os curtas-metragens de animação. A Sessão 3 aconteceu a partir das 15h na Casa de Perainda, em Trancoso.
Confira abaixo trecho da exibição do filme durante o Festival de Cinema de Trancoso. Nesta cena, a Kigalinha explica sobre as mudanças climáticas para o garoto Chico e fala sobre a importância do trabalho dos cientistas:
Roda de conversa
Na noite do dia 10 de dezembro, os realizadores dos curtas-metragens selecionados para a Mostra Competitiva Nacional participaram de uma roda de conversa mediada pelo jornalista Renato Marafon, do site CinePOP. Gabriel Justo e Gabrielle Adabo falaram, ao lado de outros diretores e roteiristas dos filmes, sobre o processo de criação e realização da Kigalinha.

Premiação
A cerimônia de premiação com a entrega dos troféus aconteceu na noite de 11 de dezembro. Confira o vídeo com o discurso da equipe do IEI Brasil ao receber o prêmio.
Kigalinha é uma animação feita pelo IEI Brasil, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), para falar sobre mudanças climáticas, energia e a Emenda de Kigali para um público jovem. A animação foi lançada como série, em seis episódios em 2022, e virou filme em 2024. Saiba mais sobre a história da Kigalinha e assista à animação aqui.
No Comments