Sobre o IEI Brasil

OBJETIVO

Iniciar, fortalecer e avançar a energia para o desenvolvimento sustentável que equilibre eficiência econômica com equidade social e sustentabilidade ambiental.

O International Energy Initiative (IEI) é uma organização internacional, não governamental, independente e sem fins lucrativos.

 

Formalmente criada nos Estados Unidos, em setembro de 1991, como resultado da publicação do livro “Energy for a Sustainable World”, de autoria dos professores José Goldemberg (Brasil), Amulya Reddy (Índia), Thomas Johansson (Suécia) e Robert Williams (Estados Unidos).

 

Dirigida por renomados especialistas, possui escritórios regionais na América Latina (atual IEI Brasil) e Ásia, onde conta, em cada um deles, com uma equipe de destacados profissionais.

jose-Goldemberg_Amulya-Reddy_Thomas-Johansson-Robert-Williams

Estratégia

Para cumprir seus objetivos, o IEI Brasil utiliza as seguintes estratégias com foco nos países em desenvolvimento:

  • QUALIDADE ENERGÉTICA

    Disseminar uma abordagem na qual o nível e a qualidade dos serviços energéticos oferecidos são tomados como medidas de desenvolvimento, mais do que a magnitude do consumo e suprimento

  • EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

    Melhorar os serviços energéticos por meio de medidas de eficiência energética do lado da demanda e aumento no uso de tecnologias mais limpas

  • BENEFÍCIOS PÚBLICOS

    Garantir que as reformas de mercado e a liberalização das indústrias de energia elétrica e de petróleo sejam acompanhadas por medidas que expandam e garantam a provisão de benefícios públicos

  • ENERGIA SUSTENTÁVEL

    Realizar esforços para inserir os importantes aspectos para promoção da energia sustentável nas questões políticas, de regulamentações, institucionais, de financiamentos e de gerenciamento

  • PROJETOS ENERGÉTICOS

    Iniciar e fortalecer a capacidade de análise, troca de informações, discussão e implantação de projetos na área de energia

Modo de trabalho

Os projetos do IEI envolvem o que chamamos de ciclo INTAAACT: Informação, Treinamento, Análise, “Advocacy” e Ação. Pesquisadores e analistas estão comprometidos em fazer a diferença nos países em desenvolvimento.

Informação

Atividades que procuram oferecer informações confiáveis a tomadores de decisão e usuários sobre o desenvolvimento de fontes renováveis de energia e eficiência energética. Por exemplo, a publicação de informações específicas sobre tecnologias e mecanismos de incentivo.

Treinamento

Atividades para criar e aumentar capacidade técnica e gerencial locais para promover a produção e uso eficientes da energia para o desenvolvimento sustentável. Por exemplo, realização de cursos ou oferecimento de bolsas de estudo para a realização de pós-graduação.

Análise

Atividades para elaborar novo entendimento sobre vários aspectos que caracterizam a missão do IEI em relação à energia. Por exemplo, estudos com recomendações de novas políticas públicas ou de novos mecanismos de promoção do uso eficiente da energia.

Advocacy

Atividades que criem demanda pelos atores na área de energia pela abordagem do IEI por produção e uso eficientes de energia para o desenvolvimento sustentável. Por exemplo, através de seminários e reuniões.

Ação

Atividades que possam catalizar e iniciar ações direcionadas para a produção e uso eficientes da energia como instrumento para o desenvolvimento sustentável. As ações podem ser em projetos práticos, em programas ou políticas, cujo papel do IEI é transitório e intermediário de forma que essas intervenções sejam sustentadas por agentes de implantação (por exemplo, o governo) ou por mecanismos (por exemplo, mercado).