Pessoas

 

 

ASSOCIADOS

Ana Christina Romano MascarenhasAna Christina Romano Mascarenhas

É graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduada em Geração Solar Fotovoltaica pela Unijorge e mestre em Regulação da Indústria de Energia pela Universidade Salvador. Atualmente é gerente de eficiência energética do Grupo Neoenergia. Tem experiência na área de eficiência energética e energia renovável, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética nas edificações, educação, redução do consumo no lado da demanda, conforto ambiental na arquitetura, projetos de eficiência energética para baixa renda e geração solar fotovoltaica

ana_lucia_rodrigues_da_silva_lattes-editado-okAna Lúcia Rodrigues da Silva 

É graduada em Física pela Unesp, mestre e doutora em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, onde também realizou seu Pós-Doutorado. Pós-doutorada também na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde atuou como docente. É professora titular doutora da FIAP, onde leciona nos cursos de MBA. É professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Senac. Sócia da empresa Sinerconsult – Consultoria, Treinamento e Participações Ltda, onde realiza trabalhos de consultoria nos lados da oferta e demanda de energia, coordenação e participação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no setor elétrico brasileiro. Tem experiência nas áreas de energia, planejamento e marketing. Autora dos livros Monografia Fácil (DVS Editora, 2004), Marketing Energético (Synergia Editora, 2009), Energetic Marketing (Alemanha, VDM Verlag, 2010) e Comportamento do Grande Consumidor de Energia Elétrica (IGD, 2011).

André Tosi FurtadoAndré Tosi Furtado 

É doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Atualmente é professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Atua na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica. Tem experiência nos seguintes temas: avaliação de grandes programas tecnológicos, indústria do petróleo, economia da inovação, política científica e tecnológica, capacitação tecnológica, fornecedores da indústria de petróleo, avaliação de P&D, inovação tecnológica e petróleo.

Gilberto-De-Martino-JannuzziGilberto De Martino Jannuzzi – associado sênior

É doutor em Energy Studies pela University of Cambridge, Reino Unido e tem Bacharelado em Matemática pela Unicamp. É professor titular em Sistemas Energéticos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp e pesquisador 1 D do CNPq. Realizou estudos de pós-doutorado e estadias de ensino e pesquisa na Universidade da Califórnia-Berkeley, Lawrence Berkeley National Laboratory, École de Mines-Nantes, Universidad de Zaragoza, entre outros. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Planejamento Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento, políticas para desenvolvimento de C&T em energia, planejamento energético, mudanças climáticas e energia renovável. É membro da Coordenação do Programa de Mudanças Climáticas Globais da FAPESP e coordenador científico da Rede de Líderes Regionais de Fontes Renováveis e Eficiência Energética.

José Antônio Perrella Balestieri-EDITADO-OKOKOKJosé Antônio Perrella Balestieri

É engenheiro mecânico pela Universidade Federal de Itajubá, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unesp. Tem doutorado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e livre-docência em Máquinas Térmicas pela Unesp Realizou pós-doutorado no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, estágio no Centre of Applied Research – Sustainable Energy Technology (zafh.net), em Stuttgart e no Grupo de Máquinas y Motores Térmicos, Depto. de Ingeniería Mecánica da Universidad de Zaragoza. É professor titular do Departamento de Energia da Unesp, no campus de Guaratinguetá e coordena projeto de colaboração internacional entre a Unesp e as Universidades de Birmingham, Northampton e Leicester no tema alimentos,energia e água. Atua na área de Engenharia de Energia em Planejamento Energético, nos temas: cogeração, uso racional de energia e água, otimização de sistemas energéticos, análise termoeconômica.

jose_roberto_moreira_2_iisdJosé Roberto Moreira

É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em física nuclear pela Universidade de Saskatchewan, do Canadá e doutor em Física pela USP. Foi secretário de energia do Ministério de Minas e Energia, criador e presidente do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) e presidente do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Referência em Biomassa/IEE-USP. Professor colaborador da USP e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, organização ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Luiz Augusto Horta NogueiraLuiz Augusto Horta Nogueira

É graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Unesp e mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp. Tem especialização em Economia da Energia pela Fundación Bariloche e doutorado pela Unicamp. Foi Cientista Visitante na FAO, em Roma, e diretor técnico da Agência Nacional do Petróleo. Em 2015 aposentou-se como professor titular do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá e atualmente é consultor de agências das Nações Unidas (FAO, Cepal, PNUD) em temas energéticos. Atua em estudos técnicos, econômicos e ambientais de sistemas energéticos, principalmente relacionados à cogeração, bioenergia (etanol, biodiesel e bioeletricidade) e eficiência energética nos usos finais.

Ricardo_Ruther_highres_OK_OK-EDITADARicardo Rüther

Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS e doutor em Electrical and Electronic Engineering – The University of Western Australia (UWA). Tem pós-doutorado em Sistemas Solares Fotovoltaicos realizado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems na Alemanha (Fraunhofer ISE-1996) e na The University of Western Australia (UWA-2011). É coordenador do Laboratório Fotovoltaica/UFSC. É diretor técnico do Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas na América Latina (Ideal). Foi fundador e primeiro presidente da ISES do Brasil (Seção Brasileira da International Solar Energy Society). Faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Amazônia (INCT-EREEA).

roberto-zille-QUADRADA
Roberto Zilles 

Doutor em Engenharia de Telecomunicações na especialidade Sistemas Fotovoltaicos pela Universidad Politécnica de Madrid, professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Membro do Editorial Board da Revista Progress in Photovoltaics: Research and Applications e chefe da Divisão Científica de Planejamento, Análise e Desenvolvimento Energético do IEE-USP. Tem experiência na área de engenharia elétrica, com ênfase em sistemas fotovoltaicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas fotovoltaicos, eletrificação rural, sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento, geração distribuída e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.

CONSELHO CONSULTIVO

GLYCON-okokGlycon Garcia Júnior

Engenheiro de formação, possui MBA em Administração e Gerenciamento de negócios pela Business School São Paulo e Universidade de Toronto. Foi diretor executivo do Procobre Brasil e líder regional do Programa de Energia Sustentável para América Latina da ICA (International Copper Association).

jose_roberto_moreira_2_iisdJosé Roberto Moreira

É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em física nuclear pela Universidade de Saskatchewan, do Canadá e doutor em Física pela USP. Foi secretário de energia do Ministério de Minas e Energia, criador e presidente do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel) e presidente do Conselho Consultivo do Centro Nacional de Referência em Biomassa/IEE-USP. Professor colaborador da USP e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, organização ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2007.

CONSELHO FISCAL

Carla Kazue Nakao Cavaliero - OKOK-EDITADACarla Kazue Nakao Cavaliero

É docente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Atua na área de energia através da especialização em fontes renováveis alternativas, como biomassa, energia solar fotovoltaica, energia eólica, entre outras, nos seus diversos aspectos (energéticos, tecnológicos, econômicos, regulatórios e socioambientais). O foco maior está nas questões envolvendo a sustentabilidade da produção e uso de biocombustíveis, analisada através da Avaliação do Ciclo de Vida, bem como da produção e uso de hidrogênio visando a sua aplicação veicular e a geração distribuída de energia.

Carlos Alberto Fróes LimaCarlos Alberto Fróes Lima

É CEO da empresa KNBS Telecomunicações e Informática Ltda e consultor. É doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem MBA pela FGV. Tem experiência nas áreas de Planejamento de Negócios e Soluções com ênfase em Planejamento Energético, Telecomunicações e Engenharia da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: smart grid, gerência integrada de redes e serviços (elétrica e telecomunicações), IoT, tecnologias de comunicação, analíticos sobre bases de informação e big data, gestão do conhecimento e integração de soluções voltadas a inovação e sustentabilidade.

Paulo_Henrique_De_Mello_Santana2Paulo Henrique de Mello Sant’Ana

É professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) na área de Planejamento Energético, ministrando aulas na graduação em Engenharia da Energia e no Programa de Pós-graduação em Energia da UFABC. Realizou pós-doutorado na West Virgínia University e é colaborador do Regional Research Institute (WVU). É revisor dos periódicos Renewable and Sustainable Energy Reviews, Energy for Sustainable Development e da Revista Brasileira de Energia. Atua como pesquisador colaborador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp.

EQUIPE IEI BRASIL

Rodolfo Dourado Maia Gomes – diretor executivo

É graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos, ambos pela Unicamp. Trabalhou como consultor para a Sweco Groner e KanEnergi (Oslo, Noruega), representando o IEI. Tem experiência na área de política energética, fontes renováveis de energia, eficiência energética, medição e verificação, e impactos ambientais na produção e uso de etanol combustível. Também tem experiência na área de Política Científica e Tecnológica, com ênfase no setor elétrico brasileiro. Na área de Engenharia Mecânica, ênfase em aproveitamento da energia e refrigeração por adsorção.

Cristiane Bergamini – gestão de projetos e organização de eventos

Jornalista com mestrado e doutorado pela Unicamp em Planejamento de Sistemas Energéticos e especialização em Jornalismo Científico pelo Labjor da Unicamp. Atua há mais de 20 anos na divulgação e gestão de projetos e organização de eventos científicos da área de energia e meio ambiente.

Lígia Amoroso Galbiati – coordenadora de energia e interseccionalidades

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Unesp Rio Claro, mestre em Zoologia também pela Unesp Rio Claro e mestre em Conservação da Fauna pela Ufscar. É doutoranda em Ambiente e Sociedade pela Unicamp, atuando nas áreas de interface entre gênero e mudanças climáticas. Tem experiência nos temas de mudanças climáticas, governança climática, insterseccionalidades, gênero, estudos feministas da ciência, sociologia ambiental e ecologia política feminista.

gabrielle-adaboGabrielle Adabo – coordenadora de comunicação

Mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Jornalismo Científico, ambos pelo Labjor da Unicamp. Possui graduação em Sociologia, Antropologia e licenciatura em Ciências Sociais pela Unicamp. Também é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas. Atuou como jornalista em jornais diários, revistas e assessorias de imprensa, na cobertura de diversas editorias.