IEI Brasil realiza workshop sobre os impactos da geração distribuída renovável e da eficiência energética para o consumidor final

Tempo para leitura: 3 minutos

AVISO DE EVENTO ADIADO: Em decorrência da greve dos caminhoneiros e da crise de abastecimento de combustíveis, consideramos mais prudente adiar a realização da Oficina “Geração Distribuída Renovável, Eficiência Energética e o Consumidor Final: Desafios e Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono”, que ocorreria no dia 29 de maio, para o dia 21 de junho (quinta-feira). Pensamos que desse modo poderemos garantir a participação dos palestrantes, bem como daqueles interessados. Certos de sua compreensão, esperamos poder contar com a sua participação nessa nova data. Confira mais informações do evento abaixo:

 

Qual é o impacto que a maior inserção de eficiência energética e de geração distribuída (telhados fotovoltaicos, por exemplo) pode acarretar sobre a tarifa de eletricidade do consumidor? E sobre o emprego? Essas são algumas das perguntas que a oficina “Geração Distribuída Renovável, Eficiência Energética e o Consumidor Final: Desafios e Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono” vai procurar responder. O encontro será realizado no dia 21 de junho, quinta-feira, das 13h30 às 18h, na Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, em Campinas.

 

Na ocasião também será lançada a versão impressa do livro “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” (saiba mais sobre a publicação aqui).

Os interessados em participar do evento podem fazer sua inscrição gratuita neste formulário.

 

A oficina e o livro integram o projeto de pesquisa “Eficiência Energética e Geração Distribuída no Brasil: Reflexões para o Setor Elétrico de Hoje e do Futuro”, realizado entre a International Energy Initiative – IEI Brasil e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), que teve a duração de dois anos (2016-2018).

 

Sabe-se que o setor elétrico possui o desafio de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa para atender à Contribuição Nacionalmente Determinada assumida pelo Brasil como fruto do Acordo de Paris (2015). Aliados a esse desafio estão os esforços necessários da transição para uma economia de baixo carbono que já se fazem sentir pelo setor com a expansão de tecnologias de geração renovável distribuída, eficiência energética e de novos modelos de negócio.

 

Quais avanços na estrutura tarifária e no próprio setor elétrico seria necessário realizar para garantir também benefícios para a sociedade e para o consumidor final de eletricidade? Esses questionamentos nortearam o percurso da pesquisa e agora seus resultados serão apresentados no workshop.

 

Além dos resultados do projeto, serão realizadas apresentações por representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre o papel dessas instituições  frente aos desafios e caminhos para maior inserção da geração distribuída renovável e da eficiência energética.

 

3ª Oficina IEI Brasil

Data: 21 de junho de 2018, quinta-feira

Horário: das 13h30 às 18h

Local: Auditório ID2, da Faculdade de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual de Campinas.

Endereço: Rua Mendeleyev, 200 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” Barão Geraldo – Campinas-SP

 

 

Programação Preliminar

“Geração Distribuída Renovável, Eficiência Energética e o Consumidor Final: Desafios e Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono”

Data: 21 de junho de 2018 (quinta-feira)
13h30 – 13h45 Abertura e boas-vindas

Painel 1: Resultados, recomendações e propostas do estudo
13h45 – 15h15 Resultados, recomendações e propostas
Sérgio Valdir Bajay – Unicamp
Gilberto Jannuzzi – Unicamp e IEI Brasil
Raphael Heideier – IEI Brasil

15h15 – 15h40 Coffee-break

Painel 2: Apresentações de Representantes do Governo
15h40 – 16h40 Ministério de Minas e Energia – MME (20 minutos)
Operador Nacional do Sistema – ONS (20 minutos)

Roberto Fontoura – Gerência de Estratégia e Inovação

Painel 3: debate
16h40 – 17h45 Debate entre apresentadores e público participante

17h45 – 18h Considerações finais e encerramento

 

Informações:

(19) 3397-5200

iei-brasil@iei-brasil.org

2 Comments
  • André Dias Ruiz Augusto
    Posted at 13:07h, 18 junho Responder

    Preados, boa tarde. Gostaria de me inscrever para o evento: 3ª Oficina IEI Brasil.

Post A Comment