Qual a diferença entre o ar-condicionado janela e o split?

Tempo para leitura: 3 minutos
facharares-semmarca

Companheiros responsáveis por nos refrescar nos momentos de calor, os ares-condicionados já se tornaram parte dos ambientes e até mesmo das fachadas de casas e prédios. Mas você sabe qual a diferença entre os diferentes modelos de ares-condicionados? Hoje vamos mostrar como distinguir dois dos tipos mais usados no setor residencial e no comercial aqui no Brasil: o ar-condicionado janela e o split.

Antes de mostrar as diferenças entre eles, é preciso falar de uma semelhança: os dois tipos de aparelhos possuem um ciclo de refrigeração que funciona por compressão a vapor. Todos os ares-condicionados elétricos que atuam com base nesse sistema são formados por quatro componentes básicos: compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador. A eletricidade é a responsável por fazer com que a temperatura do interior do ambiente fique mais fria do que a do lado de fora e dê aquela tão esperada sensação refrescante. É como se fosse uma espécie de bombeamento de calor (carga térmica, no jargão do setor de ar-condicionado): o evaporador retira o calor  do ambiente, deixando-o mais frio, e o condensador joga esse calor para fora (a mesma coisa acontece na geladeira). Quem faz essa transferência do calor de dentro para fora é um gás refrigerante.

Isso dito, vamos agora às diferenças entre o ares-condicionados do tipo janela e o split. A principal delas está na localização desses seus componentes. O ar-condicionado do tipo janela, que pode ser visto na foto abaixo, concentra todos os quatro componentes dentro dele mesmo, compactados em uma “caixa” única. Isso faz com que ele seja mais barato e mais fácil de ser instalado, em comparação com o split. No entanto, ele é também mais barulhento, além de consumir mais energia.

Exemplo de ar-condicionado do tipo janela. Créditos da imagem: Wikimedia Commons, por Solomon203 [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)].

O ar-condicionado split surgiu do tipo janela. O split, no entanto, tem os componentes divididos em duas partes. A primeira delas, que pode ser vista na imagem abaixo, fica dentro do ambiente que será refrigerado e é chamada de unidade evaporadora.

Exemplo de ar-condicionado do tipo split. Créditos da imagem: Wikimedia Commons, por Nuorese 95 [CC BY-SA 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)].

A outra porção fica em um ambiente externo, geralmente do lado de fora de casas e prédios, e é chamada de unidade condensadora (representada na imagem a seguir). É nessa parte que fica o compressor, o componente do ar-condicionado que mais faz barulho e consome energia. Por isso, ele garante que o nível de ruído no ambiente seja bem menor que o ar-condicionado do tipo janela.

Exemplo de condensador de ar-condicionado do tipo split. Créditos da imagem: Wikimedia Commons, por Icesand at Slovenian Wikipedia [Domínio público].

Os ares-condicionados do tipo split também têm uma maior variedade de modelos e capacidades, não necessitam da abertura de um vão na parede para serem instalados e, principalmente, consomem menos energia. Eles, no entanto, têm um preço de compra, de instalação e de manutenção mais elevado do que os do tipo janela.

E aí? A IEI explicou ou complicou? Deixe sua opinião nos comentários!

Créditos da imagem de abertura: Wikimedia Commons, por Tiia Monto [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)].

Acompanhe nossas atualizações nas redes sociais: 

4 Comments
  • Clemente Masahiro Suzuki
    Posted at 06:40h, 11 maio Responder

    Os splits também são muito mais inteligentes, possuem uma inteligência embarcada que oferecem mais recursos para o conforto dos usuários.

  • Jefferson R Brandão
    Posted at 17:32h, 07 outubro Responder

    Gostei da explicação, muito esclarecedora.

  • Josimar Do Nascimento Silva
    Posted at 17:24h, 13 abril Responder

    O ar condicionado Split renova o ar do ambiente ou mantém esse ar viciado?

  • Josimar Do Nascimento Silva
    Posted at 17:27h, 13 abril Responder

    O Split faz a renovação do ar do ambiente?

Post A Comment