IEI Brasil lança livro sobre eficiência energética e geração distribuída voltado para o consumidor

Tempo para leitura: 2 minutos

A International Energy Initiative – IEI Brasil lança, nesta quarta-feira (31), o livro “Geração distribuída e eficiência energética: reflexões para o setor elétrico de hoje e do futuro” em formato digital, que pode ser baixado gratuitamente.

Elaborado por sete pesquisadores da ONG e com a linguagem adaptada por uma jornalista com o objetivo de tornar o tema mais acessível e menos técnico, a publicação é voltada para consumidores, ambientalistas, ONGs e pesquisadores interessados no tema.

O objetivo do livro é demonstrar que para trazer ao consumidor os reais e importantes benefícios da eficiência energética e da geração de eletricidade na própria residência ou no local de trabalho (geração distribuída), a partir de fontes renováveis, é necessário modificar as atuais regras que formam a tarifa de energia elétrica. Caso contrário, essas tarifas podem aumentar, prejudicando os consumidores que não geram sua própria eletricidade ou que não se beneficiam da eficiência energética.

Para isso, os autores estudaram a estrutura do setor elétrico brasileiro e a composição e a formação da tarifa de eletricidade, com a intenção de buscar soluções para a utilização da eficiência energética e da geração distribuída de forma que elas beneficiem também o consumidor.

Novos modelos de negócio para o setor foram contemplados no livro, que procurou comparar experiências de outros países. O conteúdo foi elaborado com base em um relatório de pesquisa da ONG, produzido entre 2016 e 2017.

O livro é composto por oito capítulos. No primeiro, a introdução, o leitor é apresentado ao cenário em que o debate da geração distribuída e da eficiência energética estão inseridas. No capítulo dois, é traçado o histórico e é detalhada a estrutura do setor elétrico brasileiro. No terceiro, o leitor entenderá como é formada a tarifa de energia elétrica e o modelo tarifário adotado pelo Brasil. Já o capítulo quatro é dedicado à eficiência energética e, o quinto, à geração distribuída a partir de fontes renováveis.

No sexto capítulo são apresentadas estratégias e experiências de outros países para incorporar a eficiência energética e a geração distribuída no setor elétrico à luz das grandes transformações que as tecnologias estão trazendo. O capítulo sete traz a conclusão da pesquisa e o capítulo final é composto por um glossário com os principais termos do setor, que também pode ser acessado on-line aqui.

O financiamento da pesquisa é feito pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o do livro pelo  Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre).

FAÇA O DOWNLOAD DO LIVRO AQUI

Receba o livro diretamente em seu e-mail

    Seu e-mail será cadastrado em nossa Newsletter que traz informações sobre fontes de energia renováveis e sustentabilidade. Esta informação será tratada com sigilo e você poderá se descadastrar em qualquer momento.

    No Comments

    Post A Comment